O Melhor do Rock In Rio 2013 - Parte II

setembro 28, 2013

Dias maravilhosos com bandas muito boas e altos acontecimentos. Esta é a segunda parte da resenha, de alguns shows do Rock In Rio 2013.

SEXTA - 20/09

Bon Jovi






Bon Jovi é uma banda estadunidense de hard rock, criada em 1983 no estado de New Jersey. Até hoje, já foram vendidas mais de 130 milhões de cópias de seus trabalhos. Em turnês, o grupo já passou pelos cinco continentes. O grupo é o pioneiro na gravação de álbuns acústicos no estilo do MTV Unplugged.

O que dizer do show do Bon Jovi? Maravilhooooooso! O Jon parecia estar bem cansado [até porque Brasil é muito quente e cantar tocando violão já faz soar bastante, né], o som estava abafado em algumas músicas e isso exigia uma pouco mais de esforço, mas não deixou de lado suas piruetas e palhaçadas. Fazendo todos delirarem com suas músicas clássicas e mulheres se rasgarem com sua beleza que não acaba apesar de estar ficando velhinho já. haha  A banda misturou I'll sleep when I'm Dead com cover de Start me up, dos Rolling Stones. E se você acha que parou por aí está enganado. Em Who says you can't go home? Jon chamou uma mulher (Rosana, a invejada) no palco, que segurava um cartaz dizendo que o beijou em 95 e queria de novo. Ela conseguiu? Meu bem, ele deu vários beijos nela e ainda tirou várias fotos enquanto cantavam. Isso é um p*ta sonho pra qualquer fã!
Chegando no fim do show, eles não tocaram Always, ACREDITAM? Nem constava no setlist. Os fãs pediram tanto, mas tanto... Que eles ao agradecer no fim, pararam, ouviu o coro pedindo pela música, e voltaram pra tocar. Muito amor!
Porém, nem tudo foi alegria. O guitarrista Richie Sambora foi afastado da turnê por problemas pessoais, o baterista Tico Torres foi levado às pressas ao hospital para cirurgia na vesícula, poucos dias depois de operar o apêndice. Que tocaram no lugar de Richie e Tico, foram Phil X e Rich Scannella.
Na saída, Jon falou sobre a ausência do Tico Torres: "Ele esta com raiva de não estar aqui. Mas o medico assegurou que vai estar de volta em uma semana ou dez dias". E o público cantou o nome de Tico em coro.

Nickelback

Nickelback é uma banda de rock do Canadá formada em Hanna em 1995 por Chad Kroeger, Mike Kroeger, Ryan Peake e Brandon Kroeger. O nome da banda vem do nickel (moeda de cinco centavos canadense) que Mike Kroeger frequentemente tinha de devolver no seu trabalho numa cafeteria. (here's your nickel back!).

Uma de minhas bandas favoritas que se apresentaram no festival e uma das que sofreu mais preconceito. Em várias matérias em sites, diziam que a banda estadunidense Nickelback, esquentava o show para o Bon Jovi ou até Nickelback ignora rótulo de 'pior banda do rock' e conquista fãs. Além de mal informados eles não perceberam que a banda agradou o público, sim! Não é uma banda tão conhecida quanto Bon Jovi que tem uma carreira ampla e histórica, mas fez o público agitar com seus hits. A banda carrega com ela grandes baladas, tem um estilo musical fixo que já faz o público ficar ciente que tipo de música eles tocam. Comentaristas da Multishow que transmitiam ao vivo "caçoavam" da banda dizendo que tem gosto pra tudo, como se ninguém tivesse curtido o show. E que foi uma das poucas bandas que foi entrevistada no início do show, não no fim, como já era previsto.
Mas apesar disso tudo, foi um ótimo show. E o Chad, muito feliz, agradecia o tempo todo e disse diversas vezes que voltaria pro Rio.
Chad disse que queria pular na Tirolesa ao som de Livin' On a Prayer, do Bon Jovi — que tocaria logo após — mas não foi, e se foi, não filmaram. :((
Chad tocou com uma guitarra cheia de brilhos, que pareceu que tinha pego emprestado da esposa, Avril Lavigne. Que, inclusive, é proibido falar de seu casamento em entrevistas com a banda. Que é algo que concordo plenamente, pois só iriam perguntar sobre isso e esquecer que a banda existe. O casamento foi a uns meses atrás, depois de um ano de namoro dos dois.

SÁBADO - 21/09

Bruce Springsteen and The E Street Band

Bruce Frederick Joseph Springsteen (Long Branch, 23 de setembro de 1949) é um influente cantor, compositor, violonista e guitarrista dos Estados Unidos. Em sua carreira, iniciada em 1969, Bruce já recebeu vários prêmios importantes, como vinte Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar.
Bruce, em suas letras, deixa evidenciado seu patriotismo, e é uma espécie de porta-voz dos trabalhadores, muitas vezes mencionados em suas canções. O álbum Born to Run está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
O artista também participou da música "We Are the World", uma parceria de 45 cantores que tinha o objetivo de arrecadar fundos para o combate da fome na África, escrita pelos grandes Michael Jackson e Lionel Richie. Os 45 astros formaram o grupo USA for Africa. Bruce já vendeu mais de 120 milhões de discos.
Todos aguardavam pelo THE BOSS! E não aguardaram atoa, pois foi um show magnífico. Só pra começar, a primeira música foi Sociedade Alternativa do Raul Seixas toda cantada em português! Além de ser praticamente um hino, foi cantado por um dos artistas mais esperados e talentosos, e cantado por uma língua que o mesmo não tem prática. Começou maravilhosamente bem!
Bruce tem o costume de ler cartazes dos fãs, de pular em cima deles, dançar... Interagir ao máximo. E não foi diferente no Rock In Rio. Ele tinha uma cola no palco com várias frases em português para falar om o público. Foram chamadas cinco pessoas no palco para dançar Dancing In The Dark, o grande clássico. Que a propósito, tinha uma ruivinha linda que ele se apaixonou. Deu um violão pra ela tocar com ele [mesmo ela não sabendo tocar, o que era bem notável], pegou ela no colo no fim, beijou várias vezes. A menina deve estar sonhando até agora.
Depois de ter se jogado inúmeras vezes no meio do público, deu o microfone para um menino de dez aninhos cantar Waitin’ On a Sunny Day.
Bruce disse no início que cantaria o álbum Born In The USA inteiro. E mesmo sem fôlego, completamente soado e cansado, dançou e interagiu até o fim. Aos 63 anos, fazer tudo isso, é algo digno de total respeito. Não é qualquer um que tem um pique desses, baby!
Depois de ficar mais de vinte anos sem vir ao Brasil, ele diz no fim: "Vamos voltar logo, eu prometo. Obrigado por continuarem tendo fé, isso não vai se repetir." Ele disse em entrevista que quis se dedicar mais a família, por isso a demora para voltar.
 

John Mayer

John Clayton Mayer (nascido em 16 de outubro de 1977) é um músico americano. Originalmente de Bridgeport, ele estudou na Berklee College of Music antes de se mudar para Atlanta, Geórgia em 1997. Seus dois primeiros álbuns de estúdio, Room for Squares e Heavier Things, foram bem comercialmente, atingindo multi-platina. Em 2003, ele ganhou o prêmio Melhor Performance Vocal Pop Masculina no Grammy Award para "Your Body Is A Wonderland".

John fez com que uma multidão [composta em sua maioria por mulheres] se apaixonassem por solos de guitarra. Mulheres de todas as idades gritavam "lindo", "gostoso", "casa comigo!" e enfim... Com visual de mendigo (dito por alguns)  instrutor de ioga, fez um show tranquilo e admirável. Ele deu a opção para o público escolher entre Vultures e Stop This Train. Venceu a segunda no grito. Em Gravity, Mayer sola com o instrumento deitado no chão.
E pra quem está solteiro ou sofrido, não curtiu muito o show, pois seu tipo de música é mais pra quem está apaixonado ou agarrado com o(a) namorado(a). rs

DOMINGO - 22/09

Iron Maiden

Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como New Wave Of British Heavy Metal. O nome "Iron Maiden", homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.
Com quase quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns registrados em todo o mundo. Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal. São citados como influência por diversas bandas, antigas e modernas.
Maiden foi a principal atração do dia, subiu ao palco mundo com a missão de finalizar festival com chave de ouro e conseguiu. A banda que também esteve na primeira edição do evento, em 1985, e em 2001, fez um show de alta qualidade e uma performance quase que perfeita. Mantiveram a pegada de sempre até o final e como de costume, Bruce Dickinson corria de um lado para o outro e interagia sem parar com o público.
Pouco depois das 2hs, com a música Running Free, o Maiden se despediu dos fãs e assim terminou o último dia dia de RIR.

Avenged Sevenfold

Avenged Sevenfold (A7X) é uma banda norte-americana de heavy metal de Huntington Beach, Califórnia. Formada em 1999, a banda consiste em M. Shadows (vocais), Zacky Vengeance (guitarrista rítmico e backing vocals), Synyster Gates (guitarrista solo e backing vocals), Johnny Christ (baixista e backing vocals) e Arin Ilejay (baterista). Em 2009 morre o grande amigo e baterista da banda, James Owen Sullivan, mais conhecido como The Reverend Tholomew Plague, ou ainda, The Rev.
O Avenged Sevenfold começou tocando metalcore em seus dois primeiros álbuns, mas após alguns anos a banda mudou seu estilo musical no álbum City of Evil e hoje é considerada uma revelação do heavy metal na década. 


M. Shadows disse que já havia aberto shows para o Iron Maiden outras vezes e ao ouvir a insistência dos fãs ao gritarem "Maiden, Maiden" disse "Estou gostando da competição de coros. Vamos, continuem". 
Souberam ganhar a plateia não só cantando, mas cortejando bandas que tocaram neste domingo como Slayer e Helloween, uma das favoritas do Shadows. Após elogiar a concorrência, anunciou a música nova Hail to The King. Foi o show deles para o maior público no Brasil, após vindas em 2008, 2010 e 2011.
A7x é uma banda muito criticada por ser "modinha" e pelo fato de ter MUITOS fãs (pré) adolescentes e em sua maioria, mulheres. O que torna um show de rock "sacal" para os homens, ao ouvirem as mulheres gritando "lindo", "gostoso". Já que os integrantes mais lindos são o vocalista e o guitarrista.
Mas isso de achar o vocalista lindo irritar os homens é escroto, pois quando se tem bandas com cantoras bonitas/gostosas eles são os primeiros a gritarem isso. [Desligue seu machismo!]
ps: E NÃO TOCOU SCREAM! [minha música favorita] :@

Slayer

Slayer é uma banda estadunidense de thrash metal proveniente de Huntington Park, Califórnia, formada em 1981. A banda foi fundada pelos guitarristas Jeff Hanneman e Kerry King. Slayer entrou na fama a partir de 1986, com o álbum Reign in Blood, e é considerado como parte do Big Four of Thrash: as quatro maiores bandas de thrash metal de todos os tempos, juntamente com Metallica, Megadeth e Anthrax.
O estilo musical de Slayer envolve rápidos tremolos, variados e complexos solos de guitarra, bumbo duplo na bateria e vocais pesados alternando desde falsettos até guturais. As letras e arte dos álbuns se baseiam em temas como serial killers, satanismo, religião e a guerra, o que levou a gerar diversos problemas ao longo da história da banda, como proibições de álbuns, atrasos em turnês, processos judiciais, além de ser constante alvo de críticas de grupos religiosos.

Uma das apresentações mais esperadas, sem sombra de dúvidas. Slayer abre o show no palco mundo com World Painted Blood. Em seu contato com o público, Tom Araya, disse: "Muito obrigado. Quero agradecer muito a vocês por terem vindo". Depois soltou: "A próxima música é sobre o Rio. Não há lugar melhor que o Rio. Vocês estão vivendo a vida que muitas pessoas sonhariam em ter. Mas a liberdade sempre tem um preço" daí, tocou Mandatory Suicide. Acho que tem alguém bêbado... Nem carioca quer mais morar no Rio, cara.



Kiara Rocks

Kiara Rocks é uma banda de hard rock brasileira, formada no ano de 2008 na cidade de São Paulo. Em 2008, a banda inciou suas atividades indo de encontro ao programa Astros do SBT. Os jurados do programa os aceitaram com boas críticas, e isto os levou à final daquela temporada, contudo, perderam no último dia de apresentação. Em 2009, também tentaram o maior prêmio do programa e também chegaram à final mas, novamente, perderam.

Primeiramente, eu adoro a banda. Ouvi na TV sem querer, na época de início de carreira, eles faziam cover no programa Astros. A banda ganhou uma promoção para tocar no palco mundo do Rock In Rio. E desde então eu pensei, vão ser vaiados. Era dia de grandes bandas, ninguém conhece o Kiara (pelo menos no Rio), e enfim, vai dar merda. O show se inicia e eles já começam fazendo covers, chamando guitarrista do Charlie Brown Jr, ex-vocalista do Iron Maiden. O tempo todo Cadu dizia se estavam preparados para o Slayer, se curtiam Iron, Helloween e enfim, foi tudo "encheção de linguiça". Como se tivessem colocando em letreiro luminoso um pedido desesperado de NÃO NOS VAIEM, estamos agradando vocês de todas as formas!
Cadu parava pra agradecer o tempo inteiro, dizendo o quanto foi difícil de chegar ali. Mas a banda foi criticada em vários lugares e haviam algumas vaias durante as músicas de autoria da banda (que foram pouquíssimas).
Chegando ao fim eles tocaram a única música de mais sucesso Últimos Dias e a galera gritou "Kiara, Kiara!". Cadu quase chorando, praticamente, agradece mil vezes novamente. Sim, poderia ter sido melhor, poderiam ter divulgado mais seu material. Mas eu não considero um show ruim e sim, com muita "jogada de marketing".

Sepultura + Zé Ramalho

Sepultura é uma banda brasileira de metal surgida em 1984, criada pelos irmãos Max Cavalera e Igor Cavalera em Belo Horizonte, Minas Gerais. É considerada a banda brasileira de maior repercussão no mundo. O Sepultura possui influências diversificadas, que vai desde o black metal e death metal, passando pelo thrash metal, até inspirações externas ao metal, como hardcore, música tribal africana e japonesa, música indígena, entre outros diversos estilos musicais.

José Ramalho Neto, (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro. É primo da cantora Elba Ramalho. Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina, da Jovem Guarda, a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.

No palco sunset Sepultura e Zé Ramalho fizeram dois shows em um, algo que se repetiu em outros encontros. O primeiro show começou às 19h30, apenas com o Sepultura. Foram sete músicas antes que Ramalho fosse chamado ao palco, nada muito diferente de um show convencional do Sepultura. Na chgada de Zé Kisser elogia "É um grande privilégio dividir o palco com este monstro da música brasileira". "É um prazer imenso tocar com a banda poderosa Sepultura", retribuiu o convidado. A parceria foi chamada por Kisser de "Zépultura".
Mas o auge mesmo foi cantar Admirável gado novo no ritmo de metal. Engraçado e ao mesmo tempo muito bom.

Helloween + Kai Hansen

Helloween é uma banda de power metal alemã. É composta por Andi Deris (vocal), Dani Löble (bateria), Sascha Gerstner (guitarra), Michael Weikath (guitarra) e Markus Grosskopf (baixo), sendo esses dois últimos uns dos membros fundadores, junto com Kai Hansen (atual Gamma Ray) e Ingo Schwichtenberg (falecido). É considerada por muitos como a criadora do power metal. Influenciou bandas como Angra, Hammerfall, Stratovarius, Edguy, entre outras.

Impressionante a execução, o som estava ótimo (apesar do microfone de Deris não estar tão alto). O público cantou e pulou o tempo inteiro, e o impressionante solo de guitarra fechou uma das melhores entradas de banda de todo o evento. Deris dividiu o público em duas partes e delegou a cada uma delas a função de cantar parte do refrão.
A novidade do show ficou para o final, quando Andi Deris agradeceu aos fãs e disse que os aguarda no dia 29 de novembro, quando o Helloween voltará ao Rio de Janeiro para mais uma grande performance, desta vez ao lado do Gamma Ray. 
via whiplash.net

Destruction + Krisiun

Destruction é uma banda de thrash metal alemã formada no ano de 1982 pelo vocalista e baixista Marcel Schmier, o guitarrista Mike Sifringer e o baterista Tommy Sandmann em uma pequena cidade chamada Weil am Rhein.

Krisiun é uma banda brasileira de death metal formada em 1990 na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul.
É um dos precursores do brutal death metal mundial, sendo um das bandas do Brasil de maior reconhecimento internacional, sempre evoluindo sonoramente em seus álbuns, sem nunca perder seu peso e brutalidade.

Destruction, abriu Curse the Gods seguida de Mad Butcher foi precedida pelo barulho de uma serra elétrica, numa referência ao serial killer que deu nome ao EP, lançado em 87. Herdeiro direto do veterano grupo alemão, o Krisiun tocou junto fazendo cover do Venom. Fãs enlouquecem do início ao fim.


Andre Matos + Viper

Andre Coelho Matos (São Paulo, 14 de setembro de 1971) é um cantor, compositor, maestro e pianista brasileiro, sendo ex-membro das bandas de heavy metal Angra, Shaman, Viper, Virgo e Symfonia, além de ter feito participações especiais em bandas como Avantasia e Aina. Foi eleito o 77º melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil.

André Matos e sua ex-banda do Viper fizeram em pouco menos de uma hora um passeio por suas carreiras que se confundem com a história do estilo no País. O público, muito bom para o horário, respondeu à altura e aclamou a apresentação.
O encerramento se deu com uma homenagem ao próprio festival: uma versão mais pesada de We Will Rock do Queen.


Como postado anteriormente, não falei de todas as bandas/cantores pois ficaria algo muito longo. Foram citados apenas apresentações marcantes e que com performances mais comentadas.
Todas as informações foram vinculadas à reportagens e textos próprios.

O que você achou do Rock In Rio 2013? Curtiu? Pretende voltar em 2015? Comente!

You Might Also Like

0 comentários

Amando ou odiando, comente!

Facebook


Follow on Bloglovin

Popular Posts