MITOS e VERDADES: Vovó me enganou!

setembro 16, 2013

Quantas vezes você já ouviu loucuras como revirar os olhos quando estiver ventando, e fica vesgo pra sempre? Pessoas de mais idade sempre têm uma coisa bizarra como essa pra te "amedrontar" em alguns momentos, alguns até inventam. Mas existiam muitas lendas naquelas épocas mesmo, principalmente os que não tiveram muito estudo, acabavam criando diagnósticos por si próprios. Com o tempo você vai crescendo e percebe que tudo não passava de uma sacanagem com você. Mas não se revolte, 10% do que eles falavam é verdade. Como eu sempre fui indignada com isso, resolvi pesquisar sobre as lendas que mais ouvia e mais me grilavam. Confira os mitos e verdades das vovós:



Comer e ir para a piscina/mar faz mal?
VERDADE: A pressão da água aperta a barriga, ou seja, esbaldar-se no almoço e depois correr para o nado não é recomendado. O motivo? A digestão requer uma grande quantidade de sangue do corpo concentrada no estômago. Se você se movimentar demais, pode desviar o foco do sangue e prejudicar a digestão.

Assistir TV perto da tela faz mal à visão?
Nem sim, nem não. Não faz mal, mas pode ser o sintoma de algum problema de vista já existente. Ou seja, por não enxergar muito bem, a pessoa se aproxima da tela. As pessoas também achavam que o hábito fazia mal porque as antigas televisões supostamente emitiam radiação prejudicial.

Leite morno ajuda a dormir?
VERDADE: Não existem estudos que realmente comprovem a eficácia da bebida na hora de cair no sono, mas o leite possui, sim, uma substância que provoca o relaxamento e ajuda na hora de ir pra cama.

Goma de mascar gruda no estômago se engolir?
MITO: Não gruda! Só não vale usar isso como desculpa para engolir todos os chicletes, pois isso não é recomendável. A goma não é um alimento e, por isso, não é digerida muito bem – vai embora direto com as fezes.

Se você ficar vesgo e bater um vento, você ficará assim para sempre?
MITO: Isso não vai acontecer se tentar parecer estrábico por alguns segundos – e o vento não tem poder nenhum sobre isso. No máximo, um cisco vai entrar no seu olho. E só.

Dá choque térmico sair do banho e ir para o frio?
MITO: Pode até dar, mas no Brasil isso seria bem raro. É que aqui quase não rola uma variação suficiente de temperatura para causar o choque. Mesmo assim, o conselho da sua mãe é válido: variações assim não levarão você à morte, mas podem causar resfriados e até uma paralisia facial.

Faz mal aos olhos ler em movimento?
MITO: É lenda! Os olhos não são prejudicados neste caso. Algumas pessoas ficam enjoadas se leem nessas circunstâncias, porque rola um conflito entre sensores no nosso corpo. Se você não sente nada, aproveite!

Usar boné faz o cabelo cair?
MITO: Os fios ficam aprisionados embaixo do chapéu, mas isso não significa que o adereço os faça se desprenderem do couro cabeludo. Os bonés podem promover a caspa e a quebra dos cabelos, mas não provocam a calvície.

Chocolate causa espinhas?
MITO: O cacau, matéria-prima do produto, não é responsável pela acne. Alguns estudos mais recentes relacionaram o problema com derivados do leite e alimentos adocicados em geral. Se caso você come chocolate e vê a pele pipocar, invista nos meio amargos, com menos gordura e açúcar.

Água com açúcar acalma os nervos?
MITO: Os grãos adocicados até induzem a liberação da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar. Mas a reação não é tão ligeira assim. É muito mais válido e saudável oferecer um chá de camomila ou um fitoterápico à base de maracujá.

Ler no escuro estraga a vista?
MITO: Na pior das hipóteses, ler no escuro causa fadiga ocular e dor de cabeça, o que pode ser resolvido com uma boa iluminação local. Em situações de pouca luminosidade, a pupila se dilata e a profundidade do foco fica reduzida. Mas esse esforço para enxergar as letrinhas não vai se transformar em miopia.

Bolo quente dá dor de barriga?
MITO: Outra história sem pé nem cabeça, dizem os médicos. Ora, quando a comida passa pelo esôfago, o corpo já se adapta à sua temperatura. O restante do aparelho digestivo não nota se um alimento está quente ou frio. O que pode causar algum mal-estar é a quantidade ingerida ou algum ingrediente.

Urina alivia dor de queimadura por água viva?
MITO: Isso não é recomendado, pois pode piorar a situação: a urina estimula a maior concentração de toxinas nos cistos que se formam na pele após o contato com o corpo estranho. A melhor solução é lavar a área imediatamente com a própria água do mar que, por ser salgada, ajuda a eliminar tais cistos. Se a dor for intensa, vale procurar um médico.
Mônica deveria ter lido isso antes.
Comer uma maçã por dia significa manter o médico à distância?
VERDADE: Ótimo alimento: tem pectina, fibra que leva à queda do colesterol; vitamina C, antioxidante (previne o envelhecimento); vitaminas B1 e B2, que regulam o sistema nervoso e digestivo e favorecem pele e cabelos; e minerais como ferro e fósforo, capazes de combater fadiga mental e anemia. E há ainda a quercetina, substância que diminui os riscos de derrames cerebrais. A fruta purifica, melhora o trânsito intestinal e ajuda a emagrecer. Previne diabetes, problemas de pele e gota, depura o sangue, limpa o fígado e contribui para a eliminação de substâncias tóxicas.

Se sair sem casaco no frio ou no vento, fica gripado? 
MITO: O frio ou o vento podem ser agentes facilitadores de infecções, mas não causadores de gripes ou resfriados. Tal ideia pode ter surgido no tempo de nossos avós porque, naquela época, não se conheciam os micro-organismos e se observava que as doenças do aparelho respiratório aconteciam especialmente no inverno. Além disso, algumas pessoas têm maior sensibilidade às baixas temperaturas, o que faz com que espirrem e apresentem coriza em dias assim. Provavelmente, é mais alergia do que infecção. Esta última é sempre provocada por elementos infecciosos como vírus, bactérias e fungos, entre outros.

Se a pessoa estiver com soluço e levar um susto, o problema passa?
Meia VERDADE: O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote. Como a passagem do ar para os pulmões fica prejudicada, o organismo produz o som e o espasmo. As causas são desde a deglutição de ar até a distensão do estômago que ocorre pela ingestão de grande quantidade de alimentos e bebidas como refrigerantes. Crises recorrentes ou persistentes estão ligadas a problemas relacionados ao sistema nervoso central, metabolismo, irritação de alguns nervos, procedimentos cirúrgicos, pós-operatórios e fatores emocionais. Mudanças de temperatura, fumo, álcool, ansiedade e estresse são outros possíveis gatilhos. Em alguns casos, o susto pode até funcionar, mas não há comprovação científica. É possível que o organismo, ao sofrer com o sobressalto, libere adrenalina e iniba a contração do diafragma, amenizando o problema momentaneamente. Se o soluço é crônico, requer acompanhamento neurológico.

Agora, gente, vocês imprimam isso e mostrem às suas mães e avós! haha


Fonte desconhecida

You Might Also Like

0 comentários

Amando ou odiando, comente!

Facebook


Follow on Bloglovin

Popular Posts