Rock Cristão - Musicalidade sem preconceito.
fevereiro 11, 2014
Gosto de música, não importa de onde venha. Sempre ouvi de tudo, principalmente metal, aos meus 15 anos. Até namorar um rapaz cristão que me apresentou bandas muito boas e que me espantou ao descobrir que são bandas Cristãs/Evangélicas. Para quem não tem religião (como eu), pode até pensar "Mas, isso parece uma banda normal!". É normal oras, mas não precisam necessariamente dizer palavras chaves de igreja como Deus, aleluia e coisa e tal, pelo menos não todo o tempo como em algumas músicas brasileiras.
Hoje separei as bandas que mais curto e que não carregam o preconceito nas costas, pois a música é simplesmente boa. A fé, independente de sua religião ou falta dela, vem do seu coração.
Skillet
Uma das favoritas no mundo! Skillet é uma banda de rock cristão de Memphis, Tennesse, formada em 1996. A banda é composta por John Cooper (vocalista, baixista), Korey Cooper (guitarrista, tecladista, backing vocal e esposa de John), Jen Ledger (bateria e backing) e Seth Morrison (guitarrista). A banda tem expandido em muitos gêneros diferentes, incluindo metal alternativo, rock industrial e hard rock. O nome Skillet (frigideira) é exatamente por ser uma "panela que mistura vários gêneros". haha
P.O.D.
Payable On Death com certeza, você já ouviu por aí. P.O.D. é uma banda cristã de Metal alternativo dos Estados Unidos formada em San Diego, Califórnia, em 1992. Payable On Death (Pagável na Morte) é um termo técnico muito usado em bancos nos EUA quando uma pessoa morre alguém herda seus bens. É necessário que uma pessoa morra para alguém herdar. Isso é uma referência da banda a Jesus Cristo, que segundo o cristianismo morreu por nós, pagando e perdoando nossos pecados, dando-nos a chance de sermos salvos. A banda mistura muitos elementos em sua música tal como hardcore, hard rock, hip hop, reggae e batidas de new metal. Seu primeiro disco, Snuff the Punk, era basicamente hardcore. Mas quanto ao estilo a banda é um pouco difícil de se rotular, sendo chamado por alguns new metal, muito variante, que tem como características o peso do som hardcore aliado aos toques alternativos que são facultativos em muitas bandas, como o rapcore, certas bandas que possuem DJs, como é o caso do industrial, uma tendência que alia a música eletrônica ao rock. Apesar de suas peculiares influências musicais latinas, pode se afirmar que o som da banda tem a mesma linearidade em relação a bandas de hard rock, post-grunge e metal alternativo. A banda é composta por Sonny Sandoval (vocal), Marcos Curiel (guitarra solo, glockenspiel, vocal de apoio), Wuv Bernardo (bateria, percussão, guitarra rítmica, vocal de apoio), Traa Daniels (baixo, vocal de apoio).
FlyLeaf
Infelizmente a vocalista Lacey Mosley (no vídeo), que dava seus maravilhosos berros, saiu da banda. Flyleaf é uma banda cristã de metal alternativo dos Estados Unidos formada em 2000 na cidade de Belton, no Texas. Eles se apresentaram nos Estados Unidos em 2003 até o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio, Flyleaf, em 2005. A banda lançou seu segundo álbum de estúdio, Memento Mori, no dia 10 de novembro de 2009. O título do álbum é uma expressão em latim que significa "lembra-te homem que morrerá um dia". A banda é composta por Kristen May atual vocal, Sameer Bhattacharya (guitarra solo e vocal de apoio), Jared Hartmann (guitarra rítmica), Pat Seals (baixo e vocal de apoio), James Culpepper (bateria e percussão).
FireFlight
Fireflight é uma banda estadunidense formada em 1999 na cidade de Eustis, na Flórida. O nome "Fireflight" foi sugerido pela vocalista pouco antes deles fazerem uma pequena apresentação em uma igreja. A banda afirmou em uma entrevista com Jesus Freak Hideout, que o nome "Fireflight" não tem nenhum significado. Porém, há uma possível hipótese de que o nome tenha derivado da palavra "Firefight", que seria fogo cruzado ou tiroteio. O sentido desta derivação seria o fato de ser uma banda de rock cristão, o tiroteio é a batalha entre os dois lados, bem e mal, ou Deus e diabo. A banda é composta por Dawn Michele (vocal), Wendy Drennen (baixo e vocal de apoio), Adam McMillion (bateria), Glenn Drennen (guitarra).
Demon Hunter
Demon Hunter é uma banda de metalcore de Seattle, Washington. Demon Hunter é assumidamente cristã e expressa sua fé em todas as suas canções. Criada pelos irmãos Don Clark e Ryan Clark, Embora os irmãos criaram a banda apenas um permanece. Segundo Don Clark ele deixou a banda para cuidar de sua família. No início de 2010, a banda já vendeu mais de meio milhão de álbuns.
A banda tem várias influencias diferentes, incluindo bandas de metal como Pantera, Sepultura, Machine Head e Living Sacrifice. Essas influências são evidentes nas partes mais agressivas de suas músicas. Os momentos melódicos podem ser facilmente comparados as bandas mais "leves" como Killswitch Engage. A banda é composta Ryan Clark (vocal), Jon Dunn (baixo), Timothy "Yogi" Watts (bateria), Patrick Judge (guitarra), Jeremiah Scott (guitarra).
The Letter Black, anteriormente conhecido como Breaking the Silence, é uma banda estadunidense de rock cristão formada em 2006 em Uniontown, Pensilvânia. A banda é composta por Sarah Anthony (vocal), seu marido, Mark Anthony (vocal e guitarra), Matt Beal (baixo) e Taylor Carroll (bateria). A banda é fortemente influenciada por Sevendust, Metallica, Pantera, Megadeth e Alanis Morissette. PS. Tente não se apaixonar pela vocalista.
RED
Red (estilizado como RED e/ou R3D) é uma banda de rock cristão dos Estados Unidos formada em 2004 em Nashville, Tennessee. Red tem um estilo hard rock, mas algumas de suas músicas puxam mais para o lado do metal, ou alternative rock. O quarteto é identificado como uma banda cristã, o que é confirmado pelos próprios integrantes da banda, suas canções não contêm referências explícitas à religião ou fé, mas o tema espiritual em suas letras fez com que a banda atraísse o público cristão. Conhecido por ser um grupo incansável, Red tem uma qualidade dinâmica e dramática em suas canções que é semelhante ao som de grupos como Shinedown e Linkin Park. A banda é composta por Michael Barnes (vocal), Anthony Armstrong (guitarra, vocal), Randy Armstrong (baixo, piano, vocal), Joe Rickard (bateria).
Switchfoot
De todas da lista, essa banda é a mais suave. Switchfoot é uma banda de rock alternativo de San Diego. A banda é formada por Jon Foreman (vocais, guitarra), Tim Foreman (baixo, vocal), Chad Butler (bateria, percussão), Jerome Fontamillas (guitarra, teclados, vocal), e Drew Shirley (guitarra). Conhecidos pelos seus concertos ao vivo bem energéticos, os três guitarristas na frente do conjunto frequentemente tocam ao mesmo tempo, tirando um som, simultaneamente, sobre a sensibilidade das composições pop de Jon e rematada pelos arranjos de Jerome no sintetizador que contribui com sua raiz de música industrial para o som da banda, eles criam o "som do Switchfoot" - um trituração melódica de som de camadas pesadas apresentando uma experimentação eletrônica, e bastante orientada por ataques fortes dos acordes da guitarra; às vezes interpondo com algumas baladas mais suaves ou um som meio espacial também. O nome "Switchfoot" é um termo do surf. "Nós gostamos de surfar e surfamos a vida toda, então para nós, esse nome faz sentido." diz Jon Foreman. Fazem música para pessoas que pensam; com letras tematicamente filosóficas, baseadas em poemas e perspectivas alternativas. Mas também acreditam que a música pode ser aplicada para dois grupos: uma audiência Cristã e a outra audiência que é "secular". Eles tentam agradar dois tipos de audiência ao mesmo tempo.
HB
HB é uma banda cristã de metal sinfônico formada em 2002, na cidade de Forssa, Finlândia. A banda já lançou sete álbuns de estúdio: Uskon Puolesta em 2003, Enne em 2006, Frozen Inside em 2008, Piikki Lihassa, também em 2008, Pääkallonpaikka, em 2010, The Jesus Metal Explosion, também em 2010, e The Battle of God, em 2011.
O segundo álbum da banda, Enne, permaneceu cinco semanas na parada musical oficial da Finlândia, alcançando a 27ª posição.1 O som do álbum é similar ao de bandas como Nightwish e Within Temptation. A diferença entre HB e as bandas citadas está primeiramente nas letras, compostas por Antti Niskala, são escritas em finlandês e são fortemente espirituais.
A banda regravou uma versão em inglês do álbum Enne, foi intitulado Frozen Inside e lançado no dia 23 de abril de 2008.
A sigla HB não tem nenhum significado específico, como a própria Johanna Aaltonen (ex vocal) disse no site oficial: "Na verdade as letras H e B não representam nada. Uma vez houve uma competição no nosso site, onde as pessoas sugeriram significados diferentes para as letras. Holy Bible foi uma das sugestões."
A banda é composta atualmente por Miia Rautkoski (vocal), Antti Niskala (guitarra), Tuomas Kannisto (baixo), Markus Malin (bateria).
12 Stones
12 Stones é uma banda cristã norte americana de post-grunge formada em 2001 no subúrbio de Mandeville, ao norte de Nova Orleans. A banda atualmente é formada respectivamente pelo vocalista e compositor Paul Mccoy, Eric Weaver (guitarista), Will Reed (baixista), e Aaron Gainer (baterista).
O nome da banda faz referência aos valores Cristãos que seguem. Paul esclareceu que o nome da banda é uma referência às doze pedras que os israelitas ergueram depois de cruzaram o rio Jordão. McCoy também declarou que o nome da banda também é referência aos doze discípulos que seguiram Jesus Cristo, como também as doze pedras representantes ás doze tribos de Israel, colocadas nas roupas utilizadas pelos sacerdotes (livro de Levítico - Antigo Testamento da Bíblia).
We As Human
We As Human é uma banda de hard rock cristão de Sandpoint, Idaho formada em 2006. Eles se mudaram para Nashville, Tennessee, em setembro de 2011 e atualmente residem lá. A banda é composta atualmente por Justin Cordle (vocal), Jake Jones (guitarra), Justin Forshaw (guitarra), Dave Draggoo (baixo), Adam Osborne (bateria).
Só pra não dizer que não tem nenhuma banda brasileira, resolvi postar o G3, pois é a única banda que gosto (e mesmo assim, só de um álbum específico: DDG).
Oficina G3
Oficina G3 é uma banda de metal e rock cristão formada em São Paulo, Brasil. Foi fundada por Juninho Afram, Wagner García e Walter Lopes, no fim dos anos 1980. Em atividade desde 1987, passou por vários estilos musicais, como o hard rock, pop rock, nu metal até chegar ao metal progressivo atual que tem influências de metalcore, entre outros, tendo várias formações ao longo dos anos.
É atualmente composta por Mauro Henrique (vocal), Jean Carllos (teclado e vocal gutural), Duca Tambasco (baixo e vocal de apoio), Alexandre Aposan (bateria) e Juninho Afram (vocal e guitarra), o qual é o único integrante original. São reconhecidos por suas proficiências em seus instrumentos, estando frequentemente presentes em matérias de revistas especializadas em música.
Desfrutem ;)
1 comentários
Bandas do meu coração ❤
ResponderExcluirAmando ou odiando, comente!